terça-feira, 16 de dezembro de 2008

UNESP 2009


Tema - Homem: Inimigo do planeta?

O avanço não vai parar!

Diante do mito, ou não, da criação do planeta Terra, o homem aparece em seu último dia. É, o planeta viveria muito bem sem ele.
O homem chegou, devastou, destruiu, derrubou, construiu, criou, inovou. E agora? Agora, o que sobraram foram as consequências disso tudo, pois o planeta está respondendo mal ao que fizemos à ele. É um pouco tarde para lamentar, vivemos bem de um lado, melhoramos nossa qualidade de vida, mas não pensamos no outro. Dizer que a criação de máquinas levou a destruição de parte da natureza, dizer que o avanço tecnológico prejudicou o meio ambiente ainda mais, isso nós já sabemos, mas escapar desse avanço ninguém escapa e nem quer. O planeta ofereceu os recursos e o homem teve a escolha de como usufruir deles, aproximou-se aos poucos e usou-os apenas para seu próprio benefício. Perfeito inimigo. Devemos continuar a tentar reparar os erros, "Amemos nosso planeta, cuide-mos dele", mas novamente pensamos apenas em um lado, pois a evolução não vai parar, nunca estamos satisfeitos.
Se é uma guerra entre o homem e a Terra, talvez possa ser assim denominada, mas sinto admitir que os inimigos são sempre aqueles que se dão mal no final.

Nenhum comentário: